quinta-feira, 24 de março de 2011

A Importância do Sound Branding para a marca

Quantas vezes você já ouviu um som e imediatamente se recorda de uma marca ou produto. Isto é chamado de Sound Branding.

Sound Branding é o processo de transformação do conceito e linguagem visual de uma marca em som. É Sound Branding o som que acompanha as marcas da Nokia, da Motorola, Nextel, da Apple e diversas outras empresas. Essas grandes empresas já entenderam a importância do som na disseminação das suas marcas. Mas o Sound Branding vai além e cria a Linguagem Sonora, na intenção de acompanhar essa marca. No entanto, todo o processo para a criação de Sound Branding é bastante criterioso;

Estudar o branding, estrutura o perfil da marca e cria suas diretrizes sonoras, que são transformadas em som. Assim surge o Tema Musical da marca e sua Logo Sonora. A partir daí, surgem as versões para as trilhas dos filmes, som para telefonia, web e vários outros pontos de contato específicos da marca.

Criar uma identidade sonona significa reforçar o tão importante elo que uma marca precisa estabelecer com seu público alvo. Imaginem se a logomarca de uma empresa mudasse a cada campanha. Ou se o slogan fosse trocado a cada ação diferente. Isso acontece com o som das marcas.

Um comentário:

  1. O Som chama bastante atenção. Faz o público assimilar bem rápido a marca que a música faz referência!

    Abraços!

    Lulinha Design

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre a matéria.