quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MPEs: Sebrae se une ao MDIC para incentivar exportações

A partir de abril deste ano, as MPEs (micro e pequenas empresas) brasileiras serão incentivadas a exportarem mais. A previsão é do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), que, ao lado de outras 12 instituições nacionais, desenvolveram um Plano Nacional da Cultura Exportadora, que deverá fomentar o setor de exportação pelos próximos anos.

A nova medida, prevista para vigorar até meados de 2015, deverá disseminar produtos e serviços das entidades participantes para a área de comércio exterior, beneficiando, assim, as micro empresas nacionais.

“A força do mercado interno faz com que os pequenos empresários estejam muito voltados para o consumidor brasileiro, mas, com capacitação, pretendemos que eles percebam que também há grandes oportunidades de negócios no exterior”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Exportação em números

Segundo o próprio MDIC, o volume exportado pelas MPEs cresceu 49% entre 2009 e 2010, contra 32% da média geral das exportações brasileiras no período. Em 2010, foram comercializados US$ 1,9 bilhão pelo segmento.

Contudo, apesar de notórios, tais dados não têm sido tão relevantes, já que, segundo a Agência Sebrae, apesar de crescerem mais em termos de volume, as vendas das MPEs para o exterior respondem por apenas 1% do total comercializado pelo País.

“As MPEs fazem parte do tecido produtivo e econômico de cada estado e são, em decorrência, responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda no mercado interno”, diz a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres.

Na opinião da secretária, as MPEs serão beneficiárias diretas das ações escolhidas estrategicamente em cada unidade da Federação.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/atividade-economica/noticia/2349657-mpes+sebrae+une+mdic+para+incentivar+exportacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre a matéria.