terça-feira, 15 de novembro de 2011

Neymar vira craque dos negócios e altera estratégia das empresas


Com lugar cativo na seleção brasileira e na lista dos melhores do mundo da Fifa, jogador começa a integrar as ações globais das companhias que o patrocinam, como é o caso da Panasonic. No dia 18 de setembro, dezenas de crianças vestindo o uniforme do Corinthians se enfileiraram na saída do vestiário do Estádio do Pacaembu para entrar em campo com os jogadores do Timão. Mas o Santos, time rival naquela data, entrou primeiro em campo e boa parte dos garotos corintianos correu, sem a menor cerimônia, para o outro lado do gramado para abraçar o santista Neymar. O fato inusitado do clássico paulista ilustra também o que vem ocorrendo no mundo dos negócios. Companhias que têm o camisa 11 do Peixe como garoto-propaganda tratam de potencializar a ascenção de Neymar. Até o início de 2012, a fabricante japonesa de eletroeletrônicos Panasonic, que tem contrato com Neymar desde abril de 2010, passará a utilizar o jogador em ações publicitárias para toda a América Latina. A iniciativa deve-se ao patamar de ídolo global que Neymar alcançando por seu lugar cativo na seleção brasileira e por ser o único jogador fora da Europa a concorrer ao prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo deste ano. "O Neymar já é um jogador reconhecido lá fora e vamos explorar isso em ações nos países latino-americanos. E por sua rápida ascensão, já estamos fazendo estudos para iniciativas globais com ele", afirma Alessandro Batista, responsável pelo marketing da Panasonic Brasil, ao comentar que houve um ajuste "não muito significativo" no contrato da companhia com o atleta por causa dessa expansão da estratégia. Outra patrocinadora que pode "exportar" a imagem do craque é a Ambev, maior companhia de bebidas da América Latina. "Nosso objetivo com o jogador é o Brasil. Mas não há nada que impeça uma divulgação com o Neymar no exterior", diz Bruno Cosentino, diretor de marketing da Ambev para a área de refrigerantes e não-alcoólicos. Artilheiro nas vendas Presença constante em todos os tipos de noticiário e responsável pela maior presença de público nos jogos do Santos e da seleção brasileira, Neymar é hoje um craque não só dentro dos gramados como fora dele. A Baruel, que havia firmado no último mês de junho um contrato de um ano para o jogador divulgar o desodorante Tenys Pé Baruel, refez o contrato recentemente para ter o jogador por mais três anos. "Na comparação desse ano com 2010, as vendas superam os 20% de crescimento", aponta Daniel Tiraboschi, diretor companhia. Pelo posicionamento mais popular de seus produtos no mercado, a fabricante de meias Lupo acredita que atingirá todos os tipos de público tendo Neymar como garoto-propaganda. "Ele não tem rejeição e agregará muito valor ao nosso portfólio. Mas ainda é cedo para falar em números", diz Valquírio Cabral Júnior, diretor comercial da empresa, que investirá R$ 4 milhões para ter o atleta em suas ações até 2014. Hoje, o maior ídolo do esporte brasileiro tem nada menos quesete empresas patrocinadoras. Como se vê, o garoto do Santos não tem o dom de atrair apenas a torcida adversária.

Fonte:http://www.brasileconomico.com.br/noticias/neymar-vira-craque-dos-negocios-e-altera-estrategia-das-empresas_109306.html

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