terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como abrir seu próprio negócio?


Buscas por informações sobre como abrir uma empresa aumentam no começo do ano no Sebrae; especialista recomenda ter cautela
Um planejamento detalhado evita que a empresa naufrague antes do primeiro ano, diz especialista / Yanqiu/Shutterstock Um planejamento detalhado evita que a empresa naufrague antes do primeiro ano, diz especialistaYanqiu/Shutterstock

Entretanto, não basta ter vontade, é preciso ter cautela antes de abrir uma empresa. “Às vezes dá uma vontade enorme de largar tudo e começar a trabalhar por conta própria, mas toda a liberdade que você julga que vai ter, será trocada por horas mais intensas de trabalho, mais responsabilidade financeira, fracassos e decepções que podem acontecer se o negócio não for bem planejado”, comenta Messias.Ainda de acordo com o consultor, o planejamento é o item mais importante para um negócio bem sucedido. Primeiramente, Messias aconselha que o futuro empreendedor pense se está preparado para a nova empreitada e recomenda também um bom estudo para tocar o negócio de forma profissional e responsável.

Capital

“É preciso avaliar ainda seu perfil empreendedor: se está apto a correr riscos, se tem uma boa rede de contatos, se é organizado, se sabe planejar. É preciso fazer o plano de negócios sair da cabeça e encontrar as mãos antes de partir para qualquer ideia”, afirma Messias.

Outro ponto importante é ter capital para começar o negócio. Contar apenas com empréstimo bancário, de acordo com o especialista, pode ser um risco, uma vez que os juros bancários são bastante altos.

“Às vezes o empreendedor não leva em conta que além do ponto, precisa reformar o imóvel que vai usar, não pensar só no estoque e na vitrine. Deve pensar em adaptações para deixar o local mais seguro. Outra coisa, deve-se pensar no dinheiro para pagar o funcionário no primeiro mês, o material adquirido... nesse período as vendas podem não ser tão favoráveis”, acrescenta Messias.

Naufrágio

Além disso, é importante planejar exatamente que tipo de atividade o futuro empresário pretende montar e avaliar a região onde o negócio será implantado. Outro ponto fundamental é saber como a empresa será aberta.

“Que tipo de empreendimento eu vou usar? É preciso conhecer a legislação e procurar um contador. Tem uma série de regras, cuidados, características do local, como medidas de segurança de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Cetesb, por exemplo”, ensina.

Atualmente, 27% das novas empresas brasileiras naufragam antes do primeiro ano, afirma o consultor. Por isso, antes de iniciar a nova empreitada é importante também gostar do que se vai fazer.

Conhecer

“Pensar que vou abrir um negócio neste ramo porque todo mundo abre e dá certo, isso está dando dinheiro, pode não dar certo”, diz. “Procure olhar com um olhar de quem vende e distribui, conhecer o produto como empreendedor e não só como consumidor. Visite empresas do ramo, conheça, leia sobre o produto e o serviço”, acrescenta.

Além de tudo isso, guardar parte da verba para a propaganda da empresa é fundamental. Folders, anúncios em jornais de bairro, outdoor e carros de som, se a legislação da cidade permitir, são ferramentas que podem ajudar a alavancar o negócio, de acordo com o consultor.

Erros

E ainda, para evitar que a empresa naufrague, Messias cita alguns erros que são cometidos por empresários que não fazem o planejamento antes de ir montar o negócio.

- Acreditar que tudo vai dar certo logo de saída: em geral, uma empresa começa a lucrar a partir do sexto mês;

- Erro na contratação de mão de obra: ou a pessoa procura alguém como ela ou com capacidade ruim, às vezes essa pessoa não está preparada ou treinada para aquele negócio;

- Desconhecer parte da gestão: misturar dinheiro para retirada com dinheiro do capital de giro. Eles não devem ficar na mesma gaveta;

- Improvisar tudo;

- Acreditar que consegue tocar tudo sozinha;

- Despreparo para tratar a inadimplência e também em como fidelizar o cliente: oferecer desconto em preços ou condições de pagamento quando não tem verba para fazer isso.

“Os primeiros seis meses, em geral, compõem um período bastante difícil, de formar clientela e aprender sobre seu próprio negócio. Ao final do primeiro ano, a operação já está relativamente desenhada e a empresa tem mais chances de ter sucesso”, acrescenta o consultor.


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