sábado, 10 de dezembro de 2011

Pequenos negócios estão no interior

A concentração das micro e pequenas empresas é maior no interior. 
De um total de 6,1 milhões de micro e pequenas empresas, devidamente registradas em 2010, no Brasil, 30,7% estavam localizadas em capitais e 69,3%, nos demais municípios brasileiros. A mesma tendência também pode ser verificada no sul do País e no Paraná.
Na Região Sul, é onde há maior concentração de empresas no interior. De cada 100 micro e pequenas empresas, 81 estão fora das capitais. No Sudeste, a proporção foi de 68 micro e pequenos negócios no interior, para cada 100 empresas. No Nordeste, 65,3% estavam no interior, enquanto, no Norte e Centro-Oeste, o número caiu para 57,8% e 53,7%, respectivamente.

Dos 495 mil pequenos negócios verificados no Paraná, em 2010, 24,2% estavam localizados em Curitiba e 75,8%, nos municípios do interior.
Os dados sobre a distribuição de micro e pequenas empresas no Brasil, nas capitais e no interior, são do Anuário doTrabalho na Micro e Pequena Empresa, divulgado nesta segunda-feira, dia 5, pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

A concentração maior de pequenos negócios no interior também se reflete na geração de empregos no Paraná. Do total, 23,5% dos empregos gerados pelos pequenos negócios paranaenses ficaram na Capital e os outros 76,5%, no interior. No Brasil, a proporção foi de 34,6% na Capital e 65,4% no interior.
O levantamento mostra ainda que um em cada dois empreendimentos de pequeno porte está no sudeste do País. Os quatro estados da região são os que reúnem o maior volume de negócios. Juntos, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais possuem 3,1 milhões de empresas

Na Região Sul, são 1,4 milhão de negócios (23%). No Nordeste, são 917 mil micro e pequenos empreendimentos, o que equivale a 15% do total. No Centro-Oeste, são 451 mil empresas (7%) e no Norte, 215 mil (3,5%).   

São Paulo é a unidade da federação que possui o maior volume de micro e pequenos negócios do País: 1,8 milhão de empresas. Em seguida, aparecem Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 688 mil e 601 mil, respectivamente. No outro extremo, Roraima aparece com o menor volume de negócios. Em todo o estado, há 8,6 mil micro e pequenas empresas, de acordo com o Anuário. 

O Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010/2011 é uma publicação feita pelo Sebrae, em parceria com o Dieese, com base em diferentes fontes de informação. O objetivo é reunir um conjunto de dados sobre o perfil e dinâmica do segmento dos micro e pequenos empreendimentos.

A pesquisa utiliza informações da Rais, registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Dieese, da Fundação Seade e convênios regionais. 
(Com Agência Sebrae de Notícias Nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre a matéria.