segunda-feira, 28 de maio de 2012

4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Segundo especialista, um ponto extremamente importante no início é refletir profundamente sobre a decisão de empreender

Muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio e serem bem-sucedidas. No entanto, muitas vezes bem a dúvida: o que realmente faz com que um empresário alcance o sucesso em seu empreendimento?
De acordo com o consultor empresarial José Carlos Ignácio, diretor da JCI Acquisition, um ponto extremamente importante no início é refletir profundamente sobre a decisão de empreender.

"Razões como falta de sucesso na carreira executiva, desejo de não ter patrão, comodismo em suceder o pai, falta de vontade para estudar ou qualquer outro motivo semelhante, de caráter negativo e limitante, não deveria ser motivo para ser empresário", afirmou o especialista.
"Ter a sua própria empresa significa ser ambicioso para correr riscos e ambicionar resultados muito acima da média. Significa também optar por um estilo de vida de dedicação e preocupações permanentes e, principalmente, de gostar do jogo, de vibrar com o dia a dia de decisões e revisões continuas", completou Ignácio.
Segundo o especialista, um ponto extremamente importante no início é refletir profundamente sobre a decisão de empreender (Imagem: Thinkstock)

Perfil e vocação
Por tudo isso, não se encaixa neste perfil quem procura situações de acomodação para não ter de enfrentar problemas pessoais, assumindo como definitivas limitações que poderiam ser apenas passageiras.

"É necessário ter vocação. Além de pensar grande, sempre, o futuro empresário deve ter em mente a necessidade de ter disciplina e persistência. Planejamento e foco também são importantes, mas do que valem ambos sem a virtude maior e indispensável de seguir à risca o caminho traçado, de não ceder às tentações da dispersão e da desistência?", questiona Ignácio.

Confira mais dicas do especialista:

- Capitalize o que já conhece: Não se iluda com eventuais ramos promissores na hora de montar um negócio, seja através de franquia ou sociedade. Nada é mais correto empresarialmente do que capitalizar conhecimento e relacionamentos já possuídos. Não abra mão desse patrimônio pessoal precioso! Com relação aos desejos comuns de mudança de área, vale ressaltar que grande parte disso, normalmente, advém da frustração da posição atual de empregado;

- Lidere com excelência: O ativo mais importante da empresa é o seu capital humano. Para conseguir selecionar, formar e manter um quadro de colaboradores capazes de fazer diferença, o empresário deve ser um líder capaz de influenciar e motivar profissionais cada vez mais especializados e exigentes. Deve fazer seus empregados acreditarem que vale realmente a pena seguir o líder e dedicar-se de corpo e alma a organização, pois o sucesso da empresa garantirá o sucesso pessoal;

- Delegue para crescer: É impossível gerir a empresa da mesma forma a medida que o crescimento acontece. É necessário dividir responsabilidades e poder de forma a garantir a qualidade e agilidade das decisões e do processamento das operações, sem deixar se limitar por inseguranças pessoais ou massagens no ego que forcem, indevidamente, a centralização da gestão;

- Divida o que ganhar para ganhar mais: Remunerações fixa e variável atrativas, programas de participação nos lucros, opção de compra de cotas ou ações e apoio ao treinamento são algumas das formas de dividir os ganhos obtidos, normalmente com retornos maiores ainda.

Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/4-dicas-para-se-tornar-um-empreendedor-de-sucesso/55456/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre a matéria.