quinta-feira, 17 de maio de 2012

Portos brasileiros movimentam 886,055 mi/t em 2011



O total de cargas movimentadas no sistema portuário brasileiro em 2011 – incluídos portos organizados e terminais de uso privativo (TUPs) – chegou a 886,055 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os dados mostram uma expansão de 6,25% em relação às 833,935 milhões de toneladas de 2010.
Mais da metade do total movimentado nos portos no ano passado foi classificado na categoria de granéis líquidos, com 543,108 milhões de toneladas, enquanto 212,302 milhões de toneladas foram enquadradas como granéis sólidos. Os 130,645 milhões de toneladas restantes foram definidos pela Antaq como carga geral.
A maior circulação de mercadorias ocorreu no TUP de Tubarão (ES), cujas 110,143 milhões de toneladas de cargas movimentadas representaram 12,43% do total nacional. Em segundo lugar, aparece o TUP de Ponta da Madeira (MA), com 102,260 milhões de toneladas, ou 11,54% do volume total do País.
O porto de Santos aparece apenas em terceiro lugar nessa classificação, com 85,995 milhões de toneladas movimentadas em 2011, à frente do Porto de Itaguaí – Sepetiba (RJ), com 58,131 milhões de toneladas de carga.
Minério de ferro liderou movimento nos portos em 2011
O produto com o maior volume movimentado nos portos brasileiros em 2011 foi o minério de ferro, um dos mais importantes na pauta de exportação do País. De acordo com o balanço anual da Antaq, os embarques e desembarques do produto chegaram a 327,786 milhões de toneladas, respondendo por 37% do tráfego total no sistema portuário, que somou 886,055 milhões de toneladas no ano passado.
Em segundo lugar na lista de produtos com maior volume de movimentação nos portos estão os combustíveis e os óleos minerais, com 188,367 milhões de toneladas. Ao contrário do minério de ferro, no entanto, a maior parte do movimento se refere à importação desses produtos.
Na mesma lista, aparecem com grande volume a soja, com 41,270 milhões de toneladas, a bauxita (37,434 milhões de toneladas) e o açúcar (22,615 milhões de toneladas). Já no sentido contrário, as importações de fertilizantes e adubos impulsionaram a movimentação nos portos com 22,079 milhões de toneladas.
Meio fluvial
O transporte de cargas por meio fluvial alcançou 79,814 milhões de toneladas em 2011, de acordo com a Antaq. O volume representa um crescimento de 7,25% em relação às 74,419 milhões de toneladas transportadas pelo modal em 2010.
Desse total, 25,143 milhões de toneladas foram transportadas pela chamada navegação interior, sendo 8,906 milhões de toneladas em hidrovias estaduais, 10,307 milhões de toneladas em hidrovias interestaduais e 5,699 milhões de toneladas em trechos internacionais. Outras 230 mil toneladas foram transportadas em percursos não identificados.
Já 22,325 milhões de toneladas foram transportadas em rios em 2011 pela modalidade de cabotagem e outros 32,344 milhões de toneladas por navegação de longo curso.
A bacia Amazônica respondeu por mais da metade desse transporte – somando-se as três modalidades – com 49,232 milhões de toneladas. Em segundo lugar ficou a bacia Tocantins – Araguaia com um volume de 23,736 milhões de toneladas.
Produtos
O minério de ferro representou 21,33% do total de mercadorias transportadas por navegação interior em 2011, com 5,322 milhões de toneladas, seguido por soja (4,237 milhões) e enxofre, terras e pedras, gesso e cal (2,661 milhões). Já na navegação por cabotagem, a bauxita liderou o transporte com 14,294 milhões de toneladas, ou 64,03% do volume total da modalidade.
Combustíveis e óleos minerais aparecem na sequência com 5,169 milhões de toneladas.
O mesmo ocorreu na navegação por longo curso, com 6,518 milhões de toneladas transportadas de bauxita, superando o volume de 5,295 milhões de toneladas de minério de ferro.

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